Alessandra Matzenauer - Palhaça Gerivalda

Região Funcional 1

Porto Alegre

Palhaça

 
Sobre
Alessandra Matzenauer é palhaça, DRT 15119/RS. Atua em projetos e trabalhos com ênfase para a comicidade e palhaçaria feminina, tanto com atividades formativas (oficinas e vivências de palhaçaria) como com intervenções e espetáculos.
Projetos
RESPIRA, NÃO PIRA
RESPIRA, NÃO PIRA é um exercício que pode ser contagiante. O riso e a poesia das palhaças têm o poder de transformar aqueles que se deixam levar por seus encantamentos. Esta é uma performance realizada pelas sete palhaças integrantes do NIC mulheres palhaças, um passeio cheio de encontros, trocas e conexões preciosas com as pessoas da cidade. Uma experiência aberta ao público, onde o foco será a presença, o jogo sensível, e o encontro com o risível. Este projeto já foi realizado no 28° Porto Alegre em Cena (2021) ,no 8° SESC Circo (Camaquã/ RS - 2023) e na 39° Feira do Livro de Novo Hamburgo (2023).

Link do Projeto
Cabarezin
O Cabarezin surgiu em 2018, com produção de Pati de la Rocha e Kalisy Cabeda, com a proposta de ser um espaço de troca e visibilidade para a arte palhacesca feita por mulheres. Cabarezin é um espetáculo-cabaré onde o universo feminino é retratado a partir da apresentação de números curtos de palhaçaria. A proposta do Cabarezin é que cada artista apresente seu trabalho individual porem com o diferencial do próprio elenco construir junto as ligas que conectassem as participantes, criando assim, um espetáculo diferente a cada edição. Como colaboradora e artista convidada, participou de 3 edições do projeto, com apresentações no Espaço Cerco Cultural, SESC Canoas, Virada Sustentável, Teatro de Arena, Teatro Glênio Peres, Teatro Hebraica, 7° SESC Circo Camaquã e Mostra Gaúcha ed ARtes Cênicas Quero Quero no Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Link do Projeto
DROPS de Palhaçaria para Mulheres
DROPS de Palhaçaria para Mulheres é uma oficina realizada pelo NIC - Mulheres Palhaças. Pensado como espaço formativo para mulheres (cis e trans) com interesse em mergulhar no universo da palhaçaria feminina. Através de jogos, vivências e exercícios cênico, a oficina proporciona um espaço de contato com a potência do nariz vermelho. As oficinas acontecem em formato intensivo e oficina única, também com saídas coletivas do grupo de palhaças para experimentar a interação com o público e o improviso da cena.
CABARÉ das privadas
O espetáculo Cabaré das Privadas trata das descobertas, tristezas e alegrias de um grupo de palhaças que se encontra e divide pequenos momentos de vida num espaço um tanto peculiar. Nesse universo, as palhaças convidam o público a encontrarem seus mundos de poesia e riso. O espetáculo foi criado pelo coletivo de palhaças As Theodoras, em 2019, com direção de Karla Concá, com apresentações no Teatro Carlos Carvalho (Casa de Cultura Mário Quintana) e no 9° FESTIA em Canoas.

Link do Projeto